Tenho certeza que você já ouviu algum podcast por aí, existem milhares desses programas espalhados nas mais diferentes plataformas digitais pela internet e também disponíveis para aplicativos de celulares.
Mas você sabia que o podcast também precisa de registro de marca? Pois bem, se você nunca parou para pensar nisso, não se preocupe neste artigo você irá aprender mais sobre o assunto.
O que você vai ver nesse artigo:
- O que é um podcast?
- Exemplos de podcast
- Podcast também precisa de registro de marca?
- Como fazer o registro de marca de um podcast?
- A Arena Marcas e Patentes pode me ajudar a registrar a marca do meu podcast?
O QUE É UM PODCAST?
Um podcast é um conteúdo em formato de áudio, como se fosse um programa de rádio, só que moderno, os episódios dos programas do podcast ficam disponíveis em plataformas de streaming de músicas, como por exemplo o Spotify, Deezer, Amazon Music e até mesmo nos sites dos próprios podcast.
O podcast não é um programa ao vivo, são episódios gravados, editados e divulgados que podem ser ouvidos em qualquer momento e em qualquer ambiente, além do mais eles podem tratar de distintas temáticas.
Tendo como exemplo jornalismo, política, educação, saúde, economia, entretenimento, esporte, viagens, cultura e dentre outras coisas mais. Continue lendo esse texto pois você vai descobrir quatro podcasts para ouvir.
Exemplos de podcast famosos:
PODCAST TAMBÉM PRECISA DE REGISTRO DE MARCA?
Sim, o podcast também precisa de registro de marca. A marca de uma empresa é o seu bem mais importante, dessa forma é de suma necessidade preservá-la de interferência de terceiros.
Um podcast é um info produto, em outras palavras ele é um produto que não pode ser tocado. Esse tipo de produto pode ser comercializado distribuído de forma gratuita na internet, e sim eles precisam ser registrados, assim como quaisquer outros bens tangíveis.
O registro de marca de seu podcast te garante a exclusividade sobre ele, ninguém vai poder apropriar-se de sua marca e logotipo de forma nenhuma, caso isso ocorra você tem total direito de exigir seus direitos sobre a marca.
COMO FAZER O REGISTRO DE MARCA DE UM PODCAST?
Fazer o registro de seu podcast é bem tranquilo. Dessa maneira, é necessário fazer o registro de marca de seu podcast juntamente ao órgão responsável, no caso do Brasil o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) fica a cargo dos registros,
Fazer o registro do seu podcast é a única maneira de resguardar a marca de seu produto digital contra a violação de propriedade intelectual e industrial.
O registro de marca é uma medida administrativa, dessa maneira qualquer indivíduo pode pegar e fazer, entretanto acredito que você deve procurar empresas especializadas na prestação desses serviços, como exemplo a Ômega Marcas e Patentes, uma vez que o processo é demorado e necessita de alguns conhecimentos prévios, consequentemente contar com assistência nessas horas é essencial.
Em primeiro lugar, você deve fazer uma pesquisa básica e rápida se já existe alguma marca de podcast já registrada no INPI com nome e identidade visual semelhante com sua proposta, para evitar situações de plágio.
A vista disso, para fazer o registro juntamente ao INPI, você deve identificar o que deseja registar, dessa maneira, classifique de acordo com as especificações necessárias mediante a “Classificação de Nice”.
Além do mais, todos os documentos devem ser organizados e enviados de forma correta para iniciar o protocolo de registro de marca. Decorrente disso, é importante que faça o cadastro no INPI e pague a taxa de serviço através da Guia de Recolhimento da União (GRU).
Prontamente ao pagamento, o produtor do podcast deve solicitar a escrituração através de um formulário no site do órgão responsável, assim sendo, o INPI dará início em todo processo de análise de acordo com os padrões administrativos e legais nas leis brasileiras.
Para terminar, acompanhe todo o andamento do protocolo que dura entre 8 meses a 12 meses, durante esse tempo fique atento, uma vez que o INPI pode requisitar mais documentos e taxas. Dessa forma, acompanhe sempre o registro de marca de seu podcast.