Quais são os paises onde mais se solicita pantentes no mundo? 

Pois bem caro leitor, você sabe quais são os países onde mais se solicita registro de patentes no mundo? Se a sua resposta for não, fique calmo, logo você vai descobrir.  

Então, continue lendo esse artigo para descobrir quais são os países onde mais se solicita registro de patentes no mundo.  

O que você vai ler neste artigo:  

  • O que é uma patente?  
  • Patentes são ativas ou passivas?  
  • Como proteger uma patente?     
  • Quais são os países onde mais se solicita registro de patentes no mundo? 

O QUE É UMA PATENTE?  

Patente é um documento regido por lei, juntamente ao órgão responsável que dá o direito ao proprietário de uma criação a exclusividade de fazer usufruto dela.  

Além disso, a patente resguarda criações, inovações e invenções criadas por alguém. Dessa maneira você e sua patente ficam seguros por lei.   

O registro de patente é muito importante, pois evita que sua ideia seja comercializada por terceiros sem autorização.  

PATENTES SÃO ATIVAS OU PASSIVAS?  

As patentes são consideradas como ativos intangíveis, isto significa que elas têm um valor econômico, entretanto não são algo físico, por isso é complicado contabilizá-las.  

Alguns exemplos de ativos intangíveis são: as marcas, patentes, direitos autorais, direitos de propriedade industrial, capital intelectual, entre vários outros.  

COMO PROTEGER UMA PATENTE?     

Agora que você já sabe se as patentes são ativos ou passivas, a melhor maneira de protegê-las de riscos futuros é fazendo o registro juntamente ao órgão responsável.  

No Brasil o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) fica a cargo dessa função de registro de patentes.  

  

Dessa maneira, como dito anteriormente, é necessário fazer o registro de patente de sua criação juntamente ao órgão responsável, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), .  

Uma vez que essa é a única maneira de proteger sua patente contra a violação de terceiros, pois assim como as marcas o registro de patente também lhe concede o direito de uso exclusivo de ideias para fins industriais. 

QUAIS SÃO OS PAÍSES ONDE MAIS SE SOLICITA REGISTRO DE PATENTES NO MUNDO?  

Após você saber tudo isso sobre o que é uma patente, se uma patente é ativa ou passiva, como proteger uma parente, agora é o momento de você leitor deste artigo saber quais são os países onde mais se solicita registro de patentes no mundo.  

Mas afinal, quais são os países onde mais se solicita registro de patentes no mundo? Segundo dados estatísticos da ONU (Organização das Nações Unidas) e da OMPI (Organização Mundial de Propriedade Intelectual, desde o ano de 2018 o mundo vem registrando maiores índices de pedidos de registro de patentes.  

Além do mais, ainda consoante esses dados, nosso país, ou seja, o Brasil, é considerado o terceiro país com um maior aumento no pedido e registro de patentes desde o ano de 2008.  

Em termos gerais, olhando para dados quantitativos, no mundo houve um aumento de 5,2% no total de pedidos de registro de patentes.  

Vale salientar aqui, que esse aumento foi bem expressivo, visto que de 2017 para o ano de 2018 esse número passou de 3,1 milhões para 3,3 milhões para o ano seguinte.  

Por conseguinte, abaixo irei listar os três países que mais houve solicitação de registro de patentes do mundo:  

 1° China  

 2° Estados Unidos  

 3° Japão 

Esses são os três países que mais teve solicitação de registro de patentes no mundo, talvez não seja segredo para você que a China é uma grande indústria de tecnologia, ciência e inovação, assim como os Estados Unidos e o Japão.  

Só no ano de 2017, a China recebeu um número gigantesco de solicitações de registro de patentes, totalizando o número de 1,38 milhões de requerimentos.   

Os Estados Unidos no mesmo ano receberam cerca de 606.956 pedidos e logo em seguida o Japão com 318.479.  

Esses são os dados mais recentes sobre quais países onde mais se solicita registro de patentes no mundo, caso haja atualizações sobre esse artigo será atualizado. 

Compartilhe:

Fale Conosco

Referência no mercado de Marcas e patentes.